terça-feira, 24 de novembro de 2009

Introdução à filosofia marxista

Olá, pessoal. A fase de maior stress já passou. Defendir a minha tese. Agora falta incorporar na mesma os elementos do debate (ou não) e seguir desenvolvendo pesquisas junto ao grupo LEPEL (UFBa/UEFS), tentando contribuir com o desenvolvimento de uma pedagogia que nos auxilie no processo de transformação social.

Temos a convicção de que sobre a base estrutural e estruturante do capital, não há alternativa para o desenvolvimento humano amplo, omnilateral, emancipatório. Um outro projeto histórico de sociedade é necessário: o projeto histórico socialista e a educação tem muito a contribuir com a construção do mesmo.

Para tanto, irei nesse espaço, tornar acessível um livro do Benedicto de Campos, cujo o título é INTRODUÇÃO À FILOSOFIA MARXISTA. Pelo que sei, o mesmo anda esgotado. A edição que tenho aqui é da Editora Alfa-Ômega.

Em função da tese eu li e fichei o mesmo. Como agora quero retornar aos estudos, farei uma nova leitura dele. Pensei comigo então, por que não socializar a mesma com vocês? Então resolvir transcrever o livro para estas páginas. Matarei dois coelho com uma paulada. Não deixa de ser uma reaproximação dos estudos e ainda por cima, deixo disponível o mesmo para a leitura dos interessados.

Ainda esta semana estarei deixando a primeira parte aqui. Espero que tenham gostado da idéia.

Abraços.

sexta-feira, 13 de novembro de 2009

Homenagem póstuma

A editora Mercado de Letras lançou em memória à Maria Célia Marcondes de Moraes, a mesma autora do texto Recuo da Teoria do qual já mencionamos aqui, o livro EDUCAÇÃO E RACIONALIDADE: questões de ontologia e método em educação, organizados por Maria de Lourdes Pinto de Almeida e Vitor Hugo Mendes.

O livro é composto de oito capítulos, uma entrevista com a Maria Célia e um pósfacio, além do prefácio do professor Newton Duarte.

A leitura vale muito a pena, principalmente para as almas não pequenas.

Maiores detalhes sobre o livro, comentário, título dos capítulos, currículo dos autores e o próprio prefácio do Duarte no endereço da própria editora.

Saiba mais então, clicando aqui.

Abraços.

segunda-feira, 9 de novembro de 2009

Voltei!!!

Olá, pessoal.

Após quase dois meses de ausência, volto ao nosso blog convidando vocês para duas coisas. A primeira, para a minha defesa de doutorado que acontecerá no dia 19 deste mês, 9 horas na Faculdade de Educação da UFBa, auditório I. A segunda, para a leitura do texto que saiu ontem no Boletim Germinal, que vocês já conhecem. É uma reflexão sobre a temática da Formação Humana via Educação a Distância. Clique aqui para ler. Espero comentários, críticas de vocês sobre o mesmo.

Estou em débito sobre o Recuo da Teoria, a nossa reflexão sobre o texto da Maria Célia Marcondes de Moraes, publicado no livro Iluminismo às avessas: produção de conhecimento e políticas de formação docente pela DP&A, que começamos a fazer em agosto e não terminamos ainda. É uma das coisas que serão retomadas.

As outras, dizem respeito ao objetivo do nosso blog. Refletir sobre questões educacionais que nos ajudem a compreensão e intervenção na realidade concreta da escola e da vida diária.

Força que a luta é para vencer!!!