quarta-feira, 26 de janeiro de 2011

DOCUMENTO DO SINPRO-BAHIA

Professores enviam ao Sinpro Carta de protesto para denunciar irregularidades e injustiças cometidas pela FTC-EAD. 

Após a demissão sem justa causa de 60 professores, foi enviada ao Sinpro/BA uma carta protesto denunciando que os professores foram demitidos sem o pagamento dos salários de outubro e novembro do ano passado, férias, aviso prévio, pagamento do 13º salário, pagamento das férias devidas e proporcionais, liberação do FGTS e pagamento da multa de 40%. Confira abaixo.

CARTA ABERTA DOS PROFESSORES E PROFESSORAS DEMITIDOS DA FTC-EAD À SOCIEDADE BAIANA

Nós professores e professoras demitidos sem justa causa da Faculdade de Tecnologia e Ciência – Ensino a Distância, doravante FTC-EAD, vimos por meio desta denunciar a situação humilhante e indigna a qual estamos sendo submetidos desde dezembro de 2010 quando da nossa demissão.

A referida instituição de ensino superior procedeu a demissão de aproximadamente 60 professores sem efetuar o pagamento dos meses de outubro e novembro, bem como ignora os trâmites legais referentes às nossas rescisões contratuais que envolvem o pagamento do aviso prévio, pagamento do 13º salário, pagamentos das férias devidas e proporcionais, bem como 1/3, liberação do FGTS e pagamento da multa de 40%, pagamento do INSS, pois o mesmo sempre foi descontado em nossos contracheques e nunca recolhido, lesando assim tanto os trabalhadores e trabalhadoras em educação quanto o Estado.

Infelizmente este tipo de procedimento por parte da FTC é recorrente e conhecido das instituições que lidam com a Justiça do Trabalho bem como os que representam a classe, pois outros professores demitidos anteriormente não receberam seus direitos, apesar de ganharem a causa na Justiça do Trabalho, o que comprova o descaso e o escárnio desta instituição para com seus docentes, discentes, leis trabalhistas e com a educação.

Na qualidade de educadores que vêm contribuindo no processo de construção de uma Educação de qualidade resolvemos expor nossa indignação com este tratamento vergonhoso engendrado na contramão dos direitos trabalhistas e convidar aqueles que concordam com a nossa interpretação, a se posicionarem publicamente sobre este assunto, uma vez que a FTC mantem-se no mercado propagandeando-se como faculdade de referência, sempre conservando a qualidade, aspectos que não condizem com a falta de ética de sua prática.

Nós, professores e professoras, demitidos sem justa causa da FTC-EAD, assinamos esta carta de protesto, indignação e contra o desrespeito aos nossos direitos trabalhistas.

Comissão dos Demitidos

Profª Ana Paula Carvalho Trabuco Lacerda

Prof. Cesar Mustafa Tanajura

Profª Claudia Veja Correia Gonçalves

Profª Miriã Fonseca de Jesus

Prof. Moises Santos de Souza

Profª Mônica Maria dos Santos

Prof. Rafael Sancho Carvalho da Silva

Prof. Roger Assis Ribeiro

Prof. Tailson Jeferson Paim dos Santo

Entre em contato com o seu Sindicato

Salvador

TEL.: (71) 3237-2027

e-mail: comunica@sinpro-ba.org.br

web site: www.sinpro-ba.org.br

Secretaria de Comunicação: Heloisa Helena
Feira de Santana

TEL.: (75) 3221-4855

e-mail: sinprofs@gmail.com

Vitória da Conquista

TEL.: (77) 3422-5203
e-mail: sinprovc@hotmail.com