segunda-feira, 7 de dezembro de 2009

A ESCOLA COMUNA

O presente livro é um documento histórico da maior importância sobre os esforços dos pioneiros da Revolução Russa de 1917 ante a colossal tarefa de recriar o seu sistema educacional. Ele fornece uma série de pistas sobre o papel da escola na formação das crianças e jovens e mostra como ela muda sua forma e seu conteúdo quando orientada pelos interesses e objetivos da classe trabalhadora: ou seja, reorganiza sua atuação para formar lutadores e construtores de uma nova sociedade.

Pistrak foi um dos grandes líderes desta empreitada histórica e nos relata, neste livro, os esforços de um grupo de educadores comprometidos com a recriação da nova escola soviética.

O texto é uma obra coletiva de professores que trabalhavam com Pistrak na Escola-Comuna, uma escola experimental-demonstrativa do Ministério da Educação. Tem ainda a colaboração de V. N. Shulgin, um dos grandes teóricos da “Pedagogia do Meio” soviética. A primeira parte, coletiva, reúne os fundamentos teóricos e a segunda parte apresenta a visão de cada um dos professores das várias disciplinas escolares.

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