terça-feira, 19 de janeiro de 2010

FICHAMENTO - 02


Primeira Lição (continuação)

O Conhecimento Humano

A filosofia pertence ao conhecimento humano. (...) podemos começar por aqui - que é e para que serve o conhecimento humano? O conhecimento, qualquer que seja ele, tem uma finalidade ´prática - dominar alguma coisa. Somente podemos dominar uma coisa, um fato etc. se conhecemos esse fato ou coisa. (...) esse domínio sobre as coisas serve para modificá-las, quando possível, mas também para se adaptar a elas. (...) dominamos algum fato ou fenômeno para colocá-lo a nosso serviço. Como surgiu o conhecimento humano? Qual a sua origem? Aqui já surge um primeiro problema. Quando empregamos o verbo "surgir", à primeira vista pode parecer que queremos saber em que momento da história da humanidade apareceu o conhecimento humano. Se admitimos que o conhecimento humano "surgiu", estamos (...) admitindo que houve um momento da histórica humana em que ele apareceu pronto e acabado. Mas (...) isso não ocorreu. E por quê? Porque o conhecimento humano corresponde a um desenvolvimento ininterrupto, mas lento, da humanidade. (10 e 11)

(...). É um processo de desenvolvimento. Mas é um processo de desenvolvimento dependente de outros processos, (...). (11)

O conhecimento humano é um processo que teve o seu início quando apareceram as primeiras formas de vida inteligente no planeta. O aparecimento de vida inteligente no planeta é um processo de desenvolvimento do mamífero humano, unido a outros processos de natureza química, física, biológica, genética etc. (...) o conhecimento humano, como processo, "começou" quando o homem fez a primeira flecha, mas este "fazer a primeira flecha" já é em si mesmo um processo. Ou quando o homem descobriu a técnica de fazer fogo. Que por sua vez, é um processo. Portanto, o conhecimento humano é um processo, unido e dependente de vários processos, todos permitindo o desenvolvimento do homem para formas mais humanas, para formas mais perfeitas. (...) quando se indaga as origens do conhecimento humano (...) vamos encontrar sempre um processo de desenvolvimento relacionado com vários processos. Porém, entre os vários processos que aparecem no processo do conhecimento humano, um se destaca - é uma atividade exercida pelo homem. É uma atividade que encontramos na mais remota, na mais longínqua notícia do aparecimento do mamífero humano. Essa atividade é o trabalho. O trabalho não é um castigo imposto pela Divindade por causa de uma desobediência do homem, mas uma atividade puramente humana. No lento processo em que o homem começa a exercer essa atividade, ele vai se diferenciando dos demais animais. E ele vai se civilizando. Engels afirma (...) 'O trabalho é a fonte de toda riqueza, afirmam os economistas. E o é, de fato, ao lado da matureza, que lhe fornece a matéria por ele transformada em riqueza. Mas é infinitamente mais do que isto. É a condição fundamental de toda a vida humana, e o é num grau tão elevado que, num certo sentido, pode-se dizer que o trabalho, por si mesmo, criou o homem.' Mas o homem, embora exerça essa atividade individualmente, ele a exerce conjuntamente com outros homens. O trabalho é uma prática social. No exercício do trabalho o homem se relaciona com os demais, relacionamento este que dá origem a costumes, regras, formas de agir e de consciência. Nos tempos primitivos, pelo exercício do trabalho, o homem vai desenvolvendo formas gestuais de linguagem, seu cérebro vai se aperfeiçoando e produzindo idéias que ele transmite aos demais. O desenvolvimento do cérebro produz o desenvolvimento dos órgãos dos sentidos, permitindo ao mesmo tempo o desenvolvimento da linguagem, veículo para transmitir suas idéias. Através do trabalho o homem se civiliza. E cada vez mais se distancia dos demais animais. As idéias, a linguagem, os pensamentos etc. se desenvolvem à medida em que o homem se civiliza. E, à medida em que se civiliza, vai elaborando o conhecimento humano. (...) o conhecimento humano se reveste de mais duas características importantes - é o resultado da vida social do homem e é, também, um produto da história do homem. (...) o conhecimento humano é um processo histórico e social.(11 e 12).

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