sábado, 30 de janeiro de 2010

FICHAMENTO - 03


Primeira Lição (continuação 02)

A Questão Fundamental da Filosofia

A questão fundamental da filosofia é a relação entre o pensamento e o ser, entre o espiritual e o material, entre a consciência e a existência. As correntes filosóficas, através de toda a história da filosofia, têm procurado solucionar esse problema. (...). E isto cria a grande divisão na história da filosofia - o idealismo e o materialismo. Para o idealismo, o pensamento, a consciência, antecede a matéria. (...) o que existe em primeiro lugar são os pensamentos, as idéias, a consciência. Em segundo lugar, existe a matéria. Ora (...) a primeira atividade humana é uma ação do homem exercida sobre a natureza. Essa ação ou atividade, denominada trabalho, permitiu o desenvolvimento da linguagem, das idéias, dos pensamentos etc. O trabalho, como atividade humana e social, permitiu que o cérebro humano se desenvolvesse, este desenvolvimento do cérebro humano permite a produção de idéias e essas idéias irão formar os pensamentos que o homem transmite pela linguagem. (...) sem muita dificuldade, admitimos que as idéias, os pensamentos, a linguagem, nada mais são do que produtos da vida material dos homens. A própria linguagem escrita nada mais é do que a tradução em sinais dos sons elementares da fala humana, primeiro em letras e depois da combinação destas letras, em palavras e finalmente em frases. Mas tudo isso resultando de uma atividade prática - do relacionamento dos homens entre si - e esse relacionamento resultando do trabalho. (...) dessa forma, o pensamento, a consciência etc, não é primordial, mas secundário. O materialismo admite a tese contrária - as idéias, os pensamentos etc. são produtos da matéria. (13)

(...). A questão fundamental da filosofia é importante e conforme a solução idealista ou materialista a nossa conduta social o política adquire posições diferentes. (...). A doutrina marxista (...) considera que a transformação das condições de vida do homem é a única premissa e base para a mudança do seu modo de pensar. Entre nós, na década de 30, o integralismo (...) versão tupiniquim do nazi-fascismo, pregava, que antes de fazer uma revolução para melhorar a sociedade, o homem deveria fazer uma "revolução interior", uma "revolução espiritual". Na década de 60, (...) outra coisa pregava o "Movimento do Rearmamento Moral". E nos dias atuais, diante da crise econômica e financeira, não ouvimos muitas vezes alguns políticos afirmarem que o que existe é falta de caráter de nossos políticos, que antes de mais nada precisamos acabar com a imoralidade, que o que o Brasil necessita é de uma profunda reforma moral? (13 e 14).

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