sábado, 25 de julho de 2009

Inversão


A imagem acima e as mensagens abaixo foram recebidas por e-mail. Coloco as mesmas aqui para provocar o debate, a reflexão sobre a inversão de papéis que vem se processando em relação ao ato docente.

Evidente que esta reflexão deve ser pautar considerando o contexto em que vivemos, para que não caiamos em um debate moral ou voltado para uma determinada ética burguesa do tipo "antes os pais se preocupavam mais com a educação dos filhos", etc, etc, pois sabemos que a questão não é essa.

Abaixo as mensagens que vinheram juntas com a imagem. Caso vocês não estejam enxergando a imagem de forma nítida junto com as falas nos balões da mesma, clique nela para ampliar.

MENSAGENS

"Todo mundo 'pensando' em deixar um planeta melhor para nossos filhos...
Quando é que 'pensarão' em deixar filhos melhores para o nosso planeta?"

Uma criança que aprende o respeito e a honra dentro de casa e recebe o exemplo
vindo de seus pais, torna-se um adulto comprometido em todos os aspectos,
inclusive em respeitar o planeta onde vive...

Um comentário:

Ariany Lobo disse...

A "ética burguesa" é muito modesta, diga-se de passagem cômoda também. Quem é que realmente tem acesso a uma "Educação formal" de qualidade e bem intencionalizada para uma real transformação na busca do bem-estar social? Julgar os responsáveis da criança pela ausência de educacionalidade num contexto desigual e deformante como o que vivemos é no mínimo uma ironia perversa. Os pais de hoje são as crianças que foram distanciadas dos seus diretos de brincar e estudar nos dias de ontem, e se as crianças de hoje, filhos das crianças de ontem, não conquistarem o acesso aos seus diretos, o ciclo da hipocrisia hegemônica permanecerá, e a ética burguesa mais uma vez terá seu objeto conquistado: manutenção da desigualdade social, prevalência do “status mor”.